Nossa História

Há quase vinte e sete anos, precisamente, no dia 25  de abril de 1984,  uma reunião com um grupo de empresários do município de Jaru, deu origem a Associação Comercial e Industrial da cidade. Os comerciantes: Sidney Rodrigues Guerra (In Memorian), Leonesto Cavasim, Sebastião Cardoso dos Santos, Jose Marcelino, Milton Alves Ribeiro (In Memorian),  Nedson Jaccomi, Osvaldo Ademar Carminatti (In Memorian), Sisinio Guerra de Almeida (In Memorian), Miguel Toneto e Airam Fernandes Lages , encontraram-se no escritório do advogado Airam, e discutiram a possibilidade da criação de uma Associação Comercial e Industrial. Neste primeiro encontro já ficou definido uma diretoria provisória e concedido a ela, o direito de criar o estatuto da entidade.

 

O segundo encontro aconteceu na sede do antigo cinema de Jaru, no dia 05 de maio de 1984. Nesta reunião foi escolhida a primeira diretoria da ACIJ, composta pelos membros: Sidney Rodrigues Guerra (Presidente), Leonesto Cavasim (1º vice-presidente) e Nedson Jaccomi (2º vice-presidente); Milton Alves Ribeiro (Secretário) e José Marcelino (2º Secretário);  Miguel Toneto (Tesoureiro) e Sebastião Cardoso(2º Tesoureiro); Joaquim Gomes de Freitas (Diretor de promoção e propaganda) e Osvaldo Ademar Carminatti (Diretor de Patrimônio ). Ainda ficou definido como o advogado Airam Fernandes Lage, o primeiro assessor jurídico da entidade. A partir de então, estava fundada a Associação Comercial e Industrial de Jaru.

 

Encontro em Brasília

Nos dias 26 a 28 de abril de 1987, parte da então diretoria da ACIJ, participou do IV Congresso Nacional das Associações Comerciais. O encontro aconteceu em Brasília e foi organizado pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

 

Os membros que participaram do evento foram: Leonesto Cavasim (presidente), Miguel Toneto (Tesoureiro) e Milton Alves Ribeiro (Secretário).

“A partir daquele encontro, nós tivemos a noção do tamanho da força que a Associação tem. E descobrimos a importância que a ACIJ representa para os empresários de Jaru”, lembra Miguel Toneto, primeiro Tesoureiro da ACIJ.

 

Já são quase três décadas, desde a fundação da entidade. Neste período passaram oito diretorias, que muito fizeram para a instituição, as empresas e o município.

 

Veja todos os presidentes e vices que ajudaram a  ACIJ  promover o crescimento empresarial e contribuíram para o desenvolvimento econômico de jaru:

Maio/1984 a julho/1986

 

Presidente: Sidney Rodrigues Guerra

1º Vice-presidente: Leonesto Cavasin

2º Vice-presidente: Nedeson Jacconi

 

 

Julho/1986 a julho/1989

 

Presidente: Leonesto Cavasin

1º Vice-presidente: Acácio Farina

2º Vice-presidente: Valentim Rigato

 

 

Julho/1989 a outubro/1991

 

Presidente: Sinval Santos Sales

1º Vice-presidente: Edson Coelho

2º Vice-presidente: Aguilar Dellarmelina

 

Outubro/1991 a outubro/1995

 

Presidente: Milton Louzada de Almeida

1º Vice-presidente: Zélia Bezerra Ciqueira

2º Vice-presidente: José Quenca Filho

 

Outubro/1995 a abril/2003

 

Presidente: Francisco Carlos Londe Raposo

1º Vice-presidente: José Manoel Jorge

2º Vice-presidente: Carlos Magno de Jesus

 

Maio/2003 a junho/2007

 

Presidente: Wagner José de Araujo

1º Vice-presidente: Sandro Ramos Santos

2º Vice-presidente: Everaldo José Santana

 

Junho/2007 a Março/2009

 

Presidente: Francisco Carlos Londe Raposo

1º Vice-presidente: Everaldo José Santana

2º Vice-presidente: Lucio Antônio Mosquini

 

Abril/2009 a Mar/2013

Presidente: Jefferson Luiz Przybsz

1º Vice-presidente: Ilene Corradi Chemigz

2º Vice-presidente: Everaldo José Santana

 

Mar/2013 a Fev/2014

Presidente:Rogério Freire Lopes

1°Vice-Presidente:Ednilso de Oliveira

2°Vice-Presidente:Rafael Botinha Raposo